Entrevista 04 . Com Catarina Rito. Uma mulher que gosta de olhar. Uma Jornalista que trata a moda por tu.





nasceu no dia 6 de Dezembro de 1970,
é casada e muito bonita.











O seu cabelo muito giro e singular, os seus óculos juntamente
 com o seu sorrisão fazem da sua cara, algo de especial.


Estudou na Universidade do Minho.
Tem no Curriculum a Moda Lisboa.Free Press (DN) , 
Concept Fashion Design e não só…














 Catarina Rito tem o seu nome ligado 
ao mundo do Jornalismo e História da Moda.
Já entrevistou Michael Kors, Tommy Hilfiger, Sean John (P.Diddy), 
Derek Lam, Oscar de la Renta, Patrick Vuitton, 
Agatha Ruiz de la Prada, Nicolas Vandelet, Purificacion Garcia, 
Roberto Verino e não só.










Catarina com Carolina Herrera (filha ) em Madrid. 
(um ícone para mim esta filha Herrera uiiii…)








Catarina com o Designer Jean Paul Gaultier.







 Catarina é formada em Comunicação Social 
e em vários cursos ligados à área da Moda.
Escreve sobre moda, beleza, maquilhagem, decoração
 em várias publicações nacionais e internacionais.













Além de jornalista, ainda trabalha 
como consultora de imagem.
Conta no currículo com várias nomeações para a categoria
de melhor comunicação imprensa
Awards Fashion Tv, Lisboa.











Foi Diretora Geral do projeto CONCEPT FASHION DESIGN
 (participei num deles e adorei claroooo).
Evento este que começou a ser materializado em 2014
e registado no final do mesmo ano.











Projeto em conjunto com Nuno Carapinha. 
Foi preciso algum dinheiro para investimento inicial
mas tudo se compôs…
foram feitas várias edições com muita pinta!!
Nunca tencionou ser um evento concorrente 
aos principais eventos de moda em Portugal, 
nomeadamente o Portugal Fashion e a Moda Lisboa, 
mas sim uma plataforma diferente que pretendeu 
dar oportunidade e visibilidade aos criadores 
das diversas áreas artísticas que de outra forma 
não conseguiriam mostrar o seu trabalho.














No Concept Fashion Design
para além da moda estavam sempre
presentes outros artistas de áreas como fotografia,
 joalharia, pintura, escultura, ilustração e instalação.















Eu tenho um carinho especial pela Catarina 
porque foi a primeira pessoa a escrever sobre mim
em 2016 para o DN- Jornal de Noticias.
Logo após o vídeo 
Young at heart by alexa em abril de 2016.

Não gosto dela só por isso mas pela empatia
que tive. ;). Fiquei ligada a ela.
Gostei dela logo no primeiro dia que estivemos juntas.
















Catarina é uma mulher 
com muita pinta e diferente. 
Ou não estaria ela ligada ao mundo da moda!










Como sagitária que é, 
é uma lutadora nata 
para mero reconhecimento dela própria
 e para conseguir fazer e comprar as coisas que quer, 
sem pedir ajuda a alguém.














Gosta de saber que é capaz, 
trabalhando bem sob pressão.

Ama cumprir objetivos, sempre sorridente, 
doce e elegante.
É atenta, querida e esperta, desligada e ligada.

Nunca deixa para trás a educação,
cordialidade e sinceridade
 em tudo  que se envolve e o sonho sempre que tudo corra bem.














 A entrevista à Catarina soube-me muito bem. 
Sei que não sou jornalista, nem tenho essa pretensão,
escrevo como penso e sinto
(não digo que isso os jornalistas também não façam,
mas fazem de forma estruturada e "sabedora" ).













Gosto muito dela, não estou muito com ela, aliás muito pouco,
mas quando estou dá vontade de não parar de falar de tudo.

Adoro o gosto dela. 
Gosta de peças como eu.
Ensinou-me que carteira não é mala… ;)













Percebe muito de moda 
e trata os termos certos de uma forma religiosa. 

Eu também adoro moda e adoro divertir-me com as peças,
 mas raramente aplico o termo certo.

Catarina, os estrangeirismos aplicará sempre da forma correta.








Catarina com Chef Colagreco no Mónaco.








Catarina com o designer Nicola Formichetti.






Alguns estrangeirismos:
stylist- profissional que cuida estilo de marca ou produção de moda
look- imagem exterior de algo ou alguém
Peeptoe- calçado aberto na ponta
Vintage- diz-se de produto antigo, mas de excelente qualidade
Echarpe- faixa comprida de tecido leve que se usa geralmente à volta do pescoço ou da cabeça
Navy- referente ao universo naútico, com a predominância das cores azul, vermelho e branco

 etc.. etc... Há tantos mais…















 Normalmente quando combino com os meus entrevistados ;)
para conversar toda contente, pergunto sempre qual o sitio que querem,
que se sentem bem…
é mais giro pois já se está a partida num local identificado por ele.












A Catarina escolheu a loja Urban House 
no Dolce Vita Monumental Saldanha.

A Urban inaugurou em Novembro de 2017
e quem lhe dá a cara são duas mulheres com garra e personalidade:
Olga e Maria João.


A loja é multimarcas, com peças coloridas, muito coloridas,
divertidas que dá vontade de levar logo dez para casa.. (de cada vez ;) )
Os meus quadros entraram lá que nem ginjas…















A Conversa com a Catarina foi feita lá.
Esta Urban House está aberta todos os dias das 10h as 22h 
excepto aos domingos que encerra as 20h. 

No centro de Lisboa e com estacionamento mesmo dentro do centro comercial.
Apareçam por lá que ninguém se chateia.

Tem blusões lindos, transformados como peça única,
acessórios lindos e coloridos
(fiquei com um colar atravessado… ;)),
vestidos giríssimos e com onda "boho", ou boémios chiques,
animal print ou simplesmente com pinta e de bom gosto.
Até sapatos tem.











Entrevista 04 | art.love.life




O que te faz feliz?
Uma pergunta aparentemente simples… Acordar e ver o céu azul; sentir o
calor de inverno do sol na minha pele; ver o meu filho crescer saudável e
feliz; poder ter os meus pais ao meu lado, partilhar com eles momentos;
poder partilhar com alguém o meu dia-a-dia. Ser respeitada pelo trabalho
que faço. Estas são algumas das coisas que me fazem feliz.


O que gostas mais em ti?
O meu sorriso.



O que gostas menos em ti?
A inibição educacional em dizer no momento certo o que deveria ser dito!







 (adoro esta foto da Catarina ;) )






O que refazes quando estás triste?
Depende do motivo da tristeza, mas tento que esse estado de espírito não me
domine pois não me faz sentir confortável.


Mulheres que admiras…
A minha mãe.
Assim como Meryl Streep, Janis Joplin, Aretha Franklin, Marlene Dietrich,
Marilyn Monroe, Carolina Herrera (mãe), Tina Turner, Edith Piaf, Sharon
Stone, Elis Regina, Ingrid Bergman e Maria Callas. Estas são algumas das
mulheres que admiro.











Catarina com um abstrato alexa 
(esta tela posso vendê-la separada mas faz parte de um tríptico.)












Homens que admiras…
O meu pai.
Mas também Paul Newman, Woody Allen, Morgan Freeman, Kofi Annan
(morreu recentemente), John Galliano, Jacques Fath, Jacques Brell, Yves
Saint Laurent, Issey Miyake, Tom Ford, Vicent Cassel, Cristóbal Balenciaga,
Jean-Paul Gaultier, Renzo Rosso, Jeremy Hacket, Miles Davis.



O que gostas mais nas pessoas?
Da sinceridade, da boa disposição, do humor e da INTEGRIDADE.



O que gostas menos nas pessoas?
Tanta coisa: desonestidade, falsidade, arrogância descontextualizada,
burrice, da necessidade gratuita de ofender. E tenho que dizer que ODEIO
“chicos espertos”, uma “faculdade” que prolifera na sociedade actual!!!!!








Catarina com os designers Viktor & Rolf em Veneza.










O que gostavas de ser quando eras pequenina?
Quando era pequena queria ser enfermeira, depois quis ser bailarina clássica
e mais tarde jornalista!

Qual o teu prato preferido?
Não tenho um preferido. Tenho gastronomias predilectas: portuguesa, indiana,
italiana. Impossível eleger somente um prato!!!!

Qual a tua bebida preferida?
Água. E depois um bom copo de vinho tinto!











Qual a tua sobremesa preferida?

Uma vez mais não tenho UMA sobremesa predilecta, tenho algumas que
gosto apesar de raramente comer doces: arroz doce (sem ovos), leite creme
queimado na hora, o bolo de chocolate com chantilly (do “Coma ou Leve” em
Alvalade) e da minha tarte de maçã.


Não sais de casas sem?
Nunca saio de casa sem me perfumar, sem colocar o meu anel ou os meus
anéis (depende da disposição) e sem os meus óculos escuros.


Na tua carteira não pode faltar…
Tema delicado! A minha carteira tem sempre os meus óculos, chaves de
casa e do carro, lenços de papel, o meu porta perfume, uma lima, telemóvel,
carregador do telemóvel, caneta, porta-moedas… basicamente é isto!









Catarina com o ex-modelo e actor Tyson Beckford





Quantos óculos tens?
Uiiiii!
Tenho vários: alguns de sol outros de armação, com graduação. E tenho
alguns pares à espera de serem graduados.


Quantos anéis tens?
Muitos mas uso quase sempre os mesmos. Só gosto de anéis grandes e
robustos que me preenchem o dedo.


Há quanto tempo tens o cabelo curto? 
Dá-te muito trabalho?
Durante a minha infância tive o cabelo comprido, depois na adolescência fui
oscilando entre curto e comprido e na idade adulta mantive a mesma
postura. Há cerca de dois anos comecei a cortar até voltar a ter um corte que
me faz feliz. O motivo é porque de facto me fica bem e porque é mais fácil de
manter.









Catarina com os irmãos Dean e Dan Dsquared 2






O que é para ti a moda?
É a capacidade que cada um de nós tem em interpretar as sugestões dos
fazedores de tendências e de nunca termos medo ou vergonha em mostrar o
nosso lado único.

Sinónimo de bom gosto é...
Simplicidade. Das coisas mais difíceis de ser e de ter.

Tua(s) peça(s) essenciais no guarda roupa
O meu guarda-fatos tem de ter calças pretas/beges/azuis escuras corte
“cigarrette”, camisas brancas, um bom blusão de couro, um sobretudo.


Qual a viagem da tua vida?
Das viagens que fiz até hoje foi a Florença. Uma cidade que me seduziu. Fui
lá uma única vez e nunca mais a esqueci.








Qual o filme da tua vida?
Não existe um. Nomeio alguns dos muitos que gosto especialmente: “Morte
em Veneza” Luchino Visconti, 1971), “O Piano” (Jane Campion, 1993),
“Manhattan” (Woody Allen, 1980), “Um americano em Paris” (Vincente
Minnelli, 1952), “Blue Velvet” (David Lynch, 1987), “Dracula” (Francis Ford
Coppola, 1992) e “Feios, Porcos e Maus” (Ettore Scola, 1976).


Quantas horas gostas de dormir?
Entre sete a oito horas.


O que tens de melhorar em ti?
Nada!


Quais são os projetos que tens em mãos no momento?
Aulas nas áreas da comunicação e da moda na Creative Academy e na
World Academy; mantenho o meu trabalho como jornalista que me faz muito
feliz; faço gestão de carreiras e em breve outras coisas a acontecerem!!!!


Um projeto que te tenha marcado assim muito.
O meu projecto Concept Fashion Design que foi feito com muito amor e
dedicação quer da minha parte quer da parte das pessoas que trabalharam
comigo!



O que achas que me devias dizer que não te perguntei…
Não me ocorre nada!









Obrigada Catarina. 
Vamos falando ;)
Obrigada Urban House.
Obrigada Jorge Figueira pelas fotos coloridas.


Um grande beijinho de boa semana para todos desse lado.
O calor continua, não sei se consigo ir a praia esta semana...



















alexajesuslove@gmail.com | art.love.life |

Comentários