ENTREVISTA 06. Com Ana Mesquita - a miúda com pinta que pinta com tanto mundo para trás e para a frente ;)





Falar desta mulher é falar de alguém especial. 
MUITO!












 A Ana Mesquita com tanto atributo que tem, 
o de vedeta não é de certeza!
Mulher bonita que doi, sexy aos nossos olhos,
inteligente (muito), doce, dada, entregue, com garra,
com postura, sorridente (muito, tal como a inteligência),
alegre, linda, esbelta, pernas lindas e muito mais…









Entregue aos seus, e aos homens da casa.
Entregue a música e ao prazer.
E se é prazer... é bom!



Fui ter com ela à sua exposição. Tão boooom que foi.
Fui com trajo de trabalho mas feliz, podia ter ido "mais engraçadinha vestida"
mas a felicidade faz-nos logo um pouco mais engraçadas mesmo sem rímel ;)












Tem um estilo próprio e uma vida própria. 
(gosto de mulheres assim, se há coisa que também faço genuinamente
e sem qualquer esforço é também ter o meu próprio estilo)

Cada vez que estou junto dela sinto-me bem,
sinto-me sensível e amigona instantaneamente dela.
Giro isso!













Torce-se por aprender, por ensinar 
e por pessoas interessantes e com histórias.









(menos conversa e mais amor ;) )




Como qualquer capricórnio 
(faz anos dia 18 de janeiro) 
em tudo o "que se mete" ou faz, 
faz bem feito ou então está quieto… 

Mas e o que faz a sede de aprender?!
E de experienciar?! ui.


Há nela algo parecido com o meu pai (que fazia anos a 16 de janeiro)
não sei se a protecção que ela me dá só com o olhar, se a admiração que lhe tenho...











Casada com João Gil, fazem um casal "compincha" e doce.
Já fez mil e duzentas coisas... nesta vida 
e uma personalidade muito forte a acompanhar. 

Com pouca pachorra para "gente sem interesse".











A Ana tem dois irmãos. 
Gosto desta família sem muito conhecer. 
São "feelings " ou empatias ou seja lá o que for, desde que seja bom.

A Maria Barros (uma decoradora "bomba") .
Adoro o trabalho dela. Tão colorido, tão próprio.
Ainda hei-de ter uma representação alexa num mundo dela…


O Ricardo Tadeu, um miúdo.. que também pinta de uma forma 
que também tanto me identifico. 
É colorido, giro e doce mas masculino que me atrai…
se calhar se eu fosse homem pintaria assim.  
É um homem com onda
e com a  personalidade que manda o gene.









 A Ana casada com o João Gil, como já disse atrás, 
é músico e apaixonado "pela música" da Ana.
Nota-se-lhes uma partilha, uma partilha de arte, coração, mimo,
 confidência e bom senso.












"Em casa também é muito habitual eu estar concentrada a desenhar 
ao mesmo tempo que o João compõe as suas músicas"
 revelou a artista,
dizendo estar apaixonada pelo seu marido como no primeiro dia.


João afirma que com a Ana no palco sente-se mais seguro.
(excerto tirado de Famosos / caras / 17 Março de 2016)










Formou-se em design, trabalhou nas páginas do expresso em 1994,
 "movida pelo interesse em debater
os fenómenos de evolução no gosto e estética das sociedades".

(costumo dizer que todas as pessoas deviam ter um workshop de design
ou estética que não lhes fazia mal nenhum ;) )










Colaborou com a ELLE,
O DNA do Diário de Notícias,
entre muitos outros.

Fez uma pós-graduação em Ciências de Comunicação
e uma tese sobre a imprensa feminina.








Foi crítica de moda no Programa "Acontece", na RTP 1.

Editou o programa "Moda 21" (RTP 1) 
e guiou mais de sessenta entrevistas no programa "Encontro Marcado", 
na Sic Mulher.

No ano 2000 passou pela rádio Paris-Lisboa.


Durante três anos foi companheira de dialogo de Júlio Machado Vaz 
(grande amigo de Ana) no programa "O amor é", na Antena 1.











Fez o programa "Serralves fora de horas", 
também com Júlio Machado Vaz, para a SIC MULHER.

Escreveu a biografia do músico e amigo Rui Veloso.


Entre 2004 e 2010 dirigiu a revista feminina LA Mag: 
projecto que criou para a marca portuguesa Lanidor. 
Na mesma altura foi o rosto do canal Fashion TV em Portugal,
até 2011.








Em 2012 foi "activista convicta" no programa "Moeda de Troika", 
ao lado do "gigante de humor Herman José e da inexpugnável Rita Ferro".


Dedicou-se à pintura desde que expôs, em 2012,
na Glaeria WORK:IN, na Cidadela de Cascais .
 (eu fui e adorei)









Fui ter com a Ana ao Museu da História Natural, 
na Rua da Escola Politécnica, no Príncipe Real, em Lisboa.
a este espaço enorme escondido e bom 
em que as suas pinturas com uma iluminação "pro" 
tinham o destaque naquela salona. 


Esta exposição neste momento está 
no Núcleo Central do Tagus Park. 

Esta exposição é um tributo a 100 anos de Amadeo Sousa Cardoso. 

Está patente até dia 30 de Abril deste ano 
entre as 10h e as 19h excepto ao domingo. 

A Ana pinta ao vivo todas as tardes excepto aos sábados. 
Apareçam que ninguém fica triste ;).











Durante o tempo que estive  com a Ana…
Quem apareceu?!. 
(além do João Gil que faz sentido quase... obrigatório...)
Fernando Catarino. 
("o mangas")
O mangas para os amigos… Raptava este homem cinco dias para rir, 
aprender e viver as histórias e o mundo que ele tem para contar. 

Tem 87 anos, mas dava-lhe à confiança 67!!!!! 
Quem me dera nessa idade estar assim.












 Fernando Catarino dá gosto falar …
Nasceu em 1932 em Vale de Ourém, vem variadas vezes a Vila Franca.
(ainda há-de vir ao meu atelier ;) )

Vem de uma família de comerciantes de madeira
e agricultores. 


O avô materno chamava-se José Vieira Mangas
 (negociante de pinheiros) herdou o apelido 
pelo qual ficou popularmente conhecido "o mangas". 
(até o e-mail dele é: catarino.mangas@gmail.com)










Andou no Liceu em Leiria. 
Na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Licenciou-se e Doutorou-se em Biologia
 (pelas mãos do mestre o professor Flávio Resende)


Foi docente durante 50 anos na Faculdade de Ciências (2002)
 com reconhecido mérito pedagógico. 

No mesmo ano tornou-se professor jubilado daquela instituição.

Dedicou-se sobretudo à botânica, 
sendo nomeado na década de 1980 
Dir. do Jardim Botânico de Lisboa















Se não fosse a Ana. Não conhecia este "Big man".
Até 2 blocos me comprou!!!!



A Ana Mesquita viajou muito e conhece tanta gente.
 Tão bom conhecer pessoas boas. 
A Ana conhece pessoas por todo o mundo.













"A pessoa ter um dom é uma companhia para o resto da vida" 
disse Ana,
algures num momento de conversa.
(tão verdade !!!!!)









A exposição de Ana está brutal.
 As cores de sonho. O traço idem.

E alma...essa... é a dela com a do Amadeo!









A Ana gosta de conversas. Conversas boas (ela e eu ;) )
Gosta de ir à Pastelaria Garrett no Estoril. 

Tem por Barcelona um encanto especial
(uh la lá , como a percebo).
Diz ser, e com razão, a cidade mais descontraída da Europa. 

Tem mar ao lado, como Lisboa. 
Tem uma temperatura mediterrânica e uma luz que inspira arte.
è plana e liga bem a nova arquitetura com a antiga. 

E tem belíssimos restaurantes. 


Concordo com tudo!!!!










Aqui vai a entrevista 
com esta deliciosa mulher.
Se já gostava desta mulher (quase com "ar" de miúda)
depois das respostas a estas perguntas quase que podia ser
a minha melhor amiga.

Que brasa por dentro!
Irra!!!










Entrevista 06 | art.love.life




O que te faz feliz?
Acordar rodeada dos meus. Tudo a transbordar saúde.
Uma agenda cheia de motivos de trabalho em arte. 
Sonhos concretizados de viagens. 
Um bom prato de peixe no forno com batata a murro!
A música, sempre.
Amigos à volta da mesa.
E dançar.










O que mais gostas em ti? O que menos gostas?
Gosto de tudo em mim! Sobretudo o que vou melhorando ;)
Gosto do que vejo de mim refletido nos outros, do que partilho e me é devolvido em dobro!
Essas coisas da existência que deixam pegada.



Quais os teus rituais de beleza?
Procuro dormir bem. Não comer açucares sem serem naturais, como a fruta. 
Evito o pão. Faço pilates e hidroginástica sempre que posso. 
Uma vez por ano ponho-me nas mãos de um excelente dermatologista; 
O Dr. Vitor Figueiredo da Clínica Milénio.
Ando a pé uns quilómetros sempre que posso. 
Muito do que faço é mais pela minha saúde.
De resto, rir com os meus e amigos é o que mais brilho me dá.












Define teu estilo em 3 palavras
Locomotiva de TGV ;)))


Quando não sabes o que vestir. O que vestes?
Visto um pouco de tudo, desde que seja confortável. 
Não tenho restrições e faço muito a minha própria moda, desde que me conheço ;).
Tenho dias de muita cor e outros de preto-preto, 
mas mesmo nesses dias sinto cor, como um desenho alegre a tinta da china ;)












O que não pode faltar no teu closet? 
Óculos de sol. Tshirts, leggins, um bom casaco, 
uns calções de ganga, ténis, botas e sandálias. Um biquíni.



Qual a peça mais cara que compraste?
iiiiiiiii sei lá! Não sou de comprar peças caras… 
tenho alguma roupa de marca, mas muita dela foi-me oferecida!
Supremo privilégio, eu sei. Coisas de ter feito televisão.
Mas hoje prefiro gastar em viagens. 
O melhor investimento da vida e uma grande fonte de inspiração artística.














Quanto tempo viveste fora de Portugal e onde?
Nasci a 900km de Maputo, em Moçambique, onde vivi até aos 8 anos.
Vivi em Paris em 1987.
Vivo em Cascais, mas estudei design e vivi com muito orgulho, 
na invicta cidade do Porto!


Uma viagem que te tenha marcado?
Atravessar Israel desde a faixa de Gaza, passando pelos mares da "Galileia", 
Mar Morto e Mediterrâneo. Ficar em Kibutz (ou Quitutes), 
conhecer a terra e as gentes de quem descendo por via materna. 
Perceber de perto o quanto a resiliência e a cultura de um povo
podem marcar um território e a História da Humanidade.









Um livro que te tenha marcado 
e qual o teu livro de cabeceira?
Todos os livros me foram marcando em cada fase da vida. Pertencem-lhes. 
Todos os livros nos mudam um pouco. Tal como os filmes, 
as peças de teatro ou de dança, a visita a uma exposição.
A literatura, como as outras artes, se o é, chega e abre caminhos. 
Tenho sempre muitos livros de cabeceira.
Mas agora ando á volta de Espaço para sonhar, de David Lynch e Kristine Mckenna.









Consideras-te só artista plástica?
Bela pergunta para alguém que viveu 20 anos do lado da escrita e da imprensa, 
da comunicação nos diversos meios.
Formei-me em Design. Fui jornalista de forma apaixonada. 
Mas desde criança que é do lado dos sonhadores e dos criativos que preciso de estar.
É isso que me considero: uma alma inquieta, participativa, 
contestatária, com uma necessidade sanguínea de ir à frente 
e de fazer o que está por fazer. às vezes saio-me bem.


















Porque Temperamento? Fala-me da cabra?!
Amadeo dizia que a um pintor não basta ter talento e técnica: 
precisa de ter uma coisa a que se chama temperamento.
A cabra dos nove metros que fiz com os Airdesigners 
é um destaque "temperamental" dos muitos animais 
que re-desenhei a partir de um caderno de desenhos do Amadeo.
Chama-se mal abençoada mas tem sido o talismã desta exposição. 
Das crianças aos maiores, toda a gente se deixa fascinar por ela.
É um bicho de inspiração africana, e quiçá também em tudo nada cabra, 
ela nasce como um resumo e a explosão de todo o processo 
de enamoramento pela obra, a vida e o retrato de Amadeo de Sousa-Cardoso











O que querias ser quando eras pequenina?
Arquiteta ;). E à minha maneira tenho sido. 
Há um lado de contínua construção e de humanismo nas coisas que faço. 
Le Corbusier dizia que a arquitetura é um estado de espírito 
e não uma profissão. Assino em baixo.
















Quais as cores que não consegues viver sem?
Todas! Nasci em África. Cor é o meu nome do meio.










Qual o teu prato preferido? Sobremesa preferida? 
Bebida preferida?
Um bom robalo ao sal, antecedido de uns camarões do Algarve ao sal idem. 
E pronto, a pessoa vai ao céu. E se a seguir vierem umas boas farófias, 
feitas com stevia, a pessoa fica lá no céu a aboborar.:)













Mulheres que admiras? Homens que admiras?
Mulheres? A minha mãe, pela impossível tenacidade com que vive 
e todas as mulheres que lutam para que outras mulheres vivam melhor 
e sejam seres humanos respeitados. Ainda há tanto por fazer! 
Milénios de História, e isto…

Homens? Todos os músicos que me ajudam a pintar, 
desde Ryuichi Sakamoto ao João cá de casa. 
E a verdadeira é válida com o inverso: Os homens como Mia Couto 
que escrevem lutando pelas mulheres 
e as mulheres que cantam como Abbey Lincoln 
e me acompanham tanto enquanto pinto.












O que não pode faltar na tua carteira?
O telemóvel! Eu sei que é prosaico mas é a vida!
Ah e um batom hidratante. Mas na realidade, 
quase todos os dias carrego práticamente a casa toda atrás;)), 
como se de um kit de sobrevivência se tratasse. 
E quase sempre vale a pena.









O que fazes quando estás triste?
Choro. Brado! Deito tudo cá para fora com os amigos! 
Está provado que grande parte da felicidade vem do convívio com os amigos. 
Sobretudo uma boa mesa. Amigos são património valiosíssimo.
E são eles quem sempre me tira a tristeza.










 Sabe bem ver estes trabalhos bons da Ana. 
Que delicia.







Maravilha. Fiquei com pica para aprender…






(tão bom ver a ligação destes dois ;) )






O que mais gostas nas pessoas e o que menos gostas?
Gosto muito de pessoas! Mas sou snob e elitista. 
Não me interessa se possuem fortunas. 
Interessa-me se seriam capazes de as gerar com os seus dons, 
e de alcançar fortunas em sonhos, lutas ganhas, empenho recompensado, 
de ser gente com dente. Gente de peito feito à vida, agradecida. 
Gente com dente.






 Amor de amizade. 
Like.







O que achas que te devia ter perguntado
e que não perguntei...
Tá tudo mais que perguntado e respondido!!




(Grande mulher ;) , digo eu)




 (que momento de felicidade ;) )


.



Vivam estes momentos bons. 
O momento especial que vivi. 









 A Ana desenhou num ápice… 
o Fernando Catarino. 
Foi giro de ver.
Mostro o resumo da sequência… Grande pinta.
Quase que nem olhava para ele… Parece fácil… Parabéns Ana!!






















Tão giro ver esta evolução.







Pormenores felizes estes que a Ana constrói.






"Quem nunca sofreu, nunca gozou"... ora nem mais…











Tão bom pessoas boas.
Maravilhoso este traço. Esta paleta! VIVA!












Conversa boa esta!


Bela entrevista !!
Grande gata!











Espero que gostem desta entrevista tal como eu. 
É extensa, mas quanto a mim não podia ser de outra maneira…



Desculpem o meu desaparecimento… 
mas prometo estar mais presente. 

Tenho muitos posts "em carteira" 
para vos mostrar e que sei que vão adorar. 
"Mi aguardem"



Um beijinho bom de boa semana 
com solinho bom para brindar!!!!






As fotos são do homem do costume :)
(Jorge Figueira)



Vamos falando.
 Com a promessa de não estar tanto tempo "desaparecida". ✋










alexajesuslove@gmail.com | art.love.life |

Comentários