Escola Básica da Malvarosa (em Alverca) mais bonita! Tudo por causa de um laço azul!




Fazer deste post, um post pequeno é impossível...
o que está por trás é tão grande!!!...

Esta ação social aconteceu na Escola Básica da Malva Rosa em Alverca.
(agrupamento de escolas Pedro Jacques Magalhães)

Quando fazes uma ação destas parece que te sentes melhor pessoa,
não consigo explicar...

Foi um parto... difícil (ui), mas conseguiu-se... já vos explico como foi!

Mas já alguém vos disse que as coisas fáceis têm piada??? ;)
(ou pelo menos mais piada??)













E como todos os pormenores na tua vida que são difíceis, marcam!!!!
Este também marcou!
Começou torto mas endireitou-se....

Ora passo a contar!
Tudo começou com um telefonema
da querida Carolina, Presidente da CPCJ de Vila Franca de Xira
(Comissão de proteção de crianças e jovens).

Conheço a Carolina há anos e toda a minha família gosta dela!
A única Venezuelana que fala comigo (certo que não conheço outra ;)).
Gosto muito dela.
(do signo touro, é como todas são...uma guerreira)













Ligou-me para saber se alinhava num projeto
"Pintar um muro"
( em conjunto com outro pintor cá do burgo,
Jorge Alexandre que conheço, que gosto e já fiz um trabalho ao lado dele.).
Aceitei na hora!










Esta pintura consiste em alertar/sensibilizar
os maus tratos na Infância.

O mês de Abril é o mês da Prevenção
dos maus tratos na Infância
e tem como símbolo o laço azul.

Esta iniciativa acabou por ser só realizada no dia 1 de junho (Dia da Criança)
juntamente com 3 turmas do 4ªano da Escola Básica da Malvarosa.
Mais à frente percebem porque.









A seguir ao telefonema veio a reunião na CPCJ em Vila Franca de Xira
(pertinho dos correios e do mercado).
Eu, a Carolina e a Susana
(que conheci naquele dia e parece que já era minha amiga há anos) 
foi uma risota total, correu muito bem a reunião
e já nem sei quanto tempo demorou, 
mas pouco tempo não foi...

Lá combinámos qual seria o muro!
Com fotos em cima da mesa
de várias opções para a iniciativa...














Fomos para lá duas grandes manhãs antes
(com direito a almoços bons, duradouros e saborosos)
para fazer as marcações e iniciar a pintura,
para no dia 1 de Junho as crianças participarem,
mas já com uma estrutura preparada por nós.











Resolvi por neste post "a construção" desde o inicio da pintura do dito. 
Acho giro ver o "antes" e "depois".
Deu-nos muito prazer, com conversa boa de fundo.


Que gozo que me deu...
Estou habituada a trabalhar / pintar com mais cores mas safei-me... 
(as tintas foram oferta da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira). 











Tanto no primeiro dia como no segundo,
estivemos com a Susana
que nos foi ajudando no transporte do material,
a deslocação das latas... enfim era a nossa copilota ;).
Superou a prova com uma categoria!! No meio ainda deu para conversas importantes
e (quase) profundas, quase sempre a olhar para o muro e zero para ela...
mas a ouvi-la com carinho e atenção.













O segundo dia também foi giríssimo.
Já fomos em continuação do dia anterior.







(em cima a Susana juntamente com o pintor Jorge Alexandre,
tenho pena de não ter mais fotos dela)











Mas há uma coisa que não contei ainda!
O primeiro muro que se decidiu na primeira reunião (tivemos duas)
afinal tinha dono!!! Não podíamos pintar!!!
Teve de ser pensado outro!!

Foi assim que apareceu a Escola Básica da Malvarosa.











Para podermos pintar o muro
teve de ser pintado de branco antes.
Tudo teria sido simples se o muro que se pintou fosse o certo... mas não...
pintaram em primeiro lugar o muro errado.... ui...
não queria ser a Carolina naquele momento...

Abraçar este projeto dá quase 20h de trabalho diário
(mentalmente dá de certeza) é preciso ter estaleca...
e (ligeiras...) dores de cabeça mas fortalece.... (só pode).













A parte boa do engano...
é que a escola ficou práticamente  toda pintada
e a iniciativa foi sendo adiada por estes imprevistos
e pelo São Pedro que tem sido "mongo" para nós este ano
e que também nos empatou "a coisa".








Este muro tem uma visualização na Malvarosa brutal!










Foi muito giro trabalhar em conjunto com o Jorge.
Ele tem um traço totalmente diferente do meu.
Faz parte!

Correu tudo muito bem em sintonia a não ser a parte que eu
lhe sujava as tintas todas com a mistura dos pinceis (ui)
acho que ele já me perdoou!! ;)











As nossas mãos ficaram uma desgraça
mas não há (quase) nada que a água não tire,
ainda por cima quando as tintas são de água.

Soube-me bem estar a pintar sem luvas.
No atelier pinto com luvas mas as tintas são acrílicas e mais difíceis de sair.











O terceiro dia vou começar a mostrar agora!
Amei!!!

Em primeiro lugar porque gosto muito de pintar (é oficial)
em segundo porque gosto muito de crianças
e em terceiro porque amei a iniciativa,
as pessoas que a envolvem e não resisti.









Foram escolhidas 6 crianças de cada vez para cada um de nós.
(para mim e para o Jorge) para não haver muita confusão...
sempre com o apoio das professoras, claro!
Foi muito divertido meeesmoo!!












Foi brutal, quando lhes perguntava qual era a parte que queriam pintar
começavam aos gritos de contentes.
Sabe bem trabalhar com crianças.
Um miúdo quando lhe disse que ele estava muito bonito
e com um ar muito arrumadinho
e que se podia sujar ele respondeu: eu estou sempre assim, lindo!... (sendo assim!!! ;) )









Tão bom vê-los a pintar contornos feitos por mim!
Alta satisfação a minha!!!











Eu e a minha querida Daniela!!
(que é outra história boa da minha vida).
Foi ao meu atelier ver os quadros... 
Comprou... e ficámos a falar 400 horas...
Unidas para sempre!! Sinto que com ela posso falar de tudo!


Viva la vida que tantas surpresas destas me dá!
Sou afortunada ohhh se sou!!!


A Daniela faz parte da CPCJ.
O mundo está todo ligado!!








Houve a participação
das pessoas da Câmara e da CPCJ.
Toda a gente podia pintar!!
Assim é que teve graça!!!












Maravilhoso!
Que alegria a minha dos ver!










A Daniela que quase que posso dizer
que é "viciada" em estrelas ;).
Viu uma que eu fiz ... perguntou-me se podia fazer mais...
e depois nunca mais parou... nem ela... nem ninguém....
Praticamente todas a cor de rosa e terminei eu com um contorno a preto,
como quase em tudo para realçar!












 A minha irmã também participou!!!!
Que engraçado que foi vê-la ali junto de mim por aquele motivo.
(o meu pai ficaria feliz de nos ver ali)

Participou porque é Vereadora da Câmara
e tem o Pelouro Social do qual a CPCJ está incluída!!









Atenção!!
A minha irmã a pintar um cavalo!!!...
Quem diria!!!
Nem nunca ela pensou!!
Tão querida!
Obrigada !!














A seguir às crianças dava os meus retoques.







O acontecimento (quase) do dia
foi o GNR Rui Rodrigues que também quis participar
e muito sorridente sempre!!

Pintou corações e tudo!!
Dá gozo ver alguém envolver-se na pintura dos "meus" corações!!!












Em principio nunca mais vou ter mais multas!! (estou a brincar) ;)

Fiz tudo o que ele me pediu... até desenhei um pica-pau... através de um desenho que ele fez num guardanapo...mas já vos mostro mais à frente!!










Eu a segurar na lata para o miúdo pintar mais descansadito
e ao lado o cavalo pintado pela minha irmã!!!
(quase que me atrevia a pedir-lhe para ser minha assistente...)












Tão bons estes momentos!










O GNR Rodrigues também quase que foi eleito
o homem mais simpático e social da zona.







Foi mesmo um trabalho em série...








Estas fotos estão girissimas!!
(fotos sempre do habitual Jorge Figueira)















Esta foto da miúda a andar. Tão bom de ver!!!
O movimento que esta pintura criou.

GRATA!!
Vivam as crianças!!!











Cada aluno pegava numa parte do coração,
num cabelo de alguma boneca, na cara, nos olhos, numa estrelinha,
num bocado de um laço...enfim...

Ficam guardadinhos estes momentos para mim.











A Daniela e a sua amiga!
Ficam bem com esse fundo! ;)








Ainda houve tempo para selfies como mandam os tempos!!









O pica-pau idealizado pelo GNR Rodrigues a ser pintado!









Encantador as crianças tão felizes por participar.


Fazer, ver fazer, participar!!
Muito importante!!











Esta miúda dedicou-se às estrelinhas
com muito prazer!!
Tem muito jeito e delicadeza a pintar!








Este miúdo também.






A doçura desta miúda a segurar no cabelinho
para não ir para os olhos.
Delicioso!







 

Pormenores do muro nas três fotos em cima.














No meio da pintura há um aluno muito doce
que me perguntou se eu tinha as paredes todas pintadas da minha casa...
(devia ser bonito...)







O símbolo do laço azul
com muito lacinhos feitos pelos alunos.
Parabéns!!
Muito bonito e bem conseguido!!!









 Os retoques finais.













Aqui está o pica-pau no final do muro.









Mais retoques finais. Ainda demoraram um pouquinho.









O que eu adoro "a bagunça visual" desta foto em cima!







O Jorge a tirar-me tinta do cabelo...





Eu e o Jorge!!
Venham mais!!







Eu e a Carolina!







A equipa da CPCJ.










Gosto muito desta parte do muro.
Significa a família e o aconchego e proteção!











A equipa toda!!!!
Tínhamos de ter esta foto!!
(ao fundo ainda alunas a pintar)














Obrigada a todos que participaram neste projeto!!
Um abracinho muito especial à Carolina e à Susana e ao Jorge Alexandre !!

Vamos falando, já sabem!!
Sempre a tentar cumprir sonhos!! 

Sonho de pintar um muro cumprido!!!
Venham mais!!

Um grande beijinho!!
Espero que tenham gostado desta história de amor!













Obrigada ao Jorge Figueira
que está sempre atento.














alexajesuslove@gmail.com | art.love.life |

Comentários