É mesmo no coração de Vila Franca a barra do MAIORAL e trouxe um cheirinho espanhol cá pra terra ;)












Já foi só Maioral!!
Agora é 

Maioral Tapas.



Este espaço é um espaço com história,
com histórias,
já teve várias gerências, várias gerações,
vários conceitos
e agora adaptou-se ao novo mercado (e muito bem) 
e tornou-se no Maioral Tapas!














Este espaço é um clube de amigos...,
um encontro de final de dia mesmo sem combinar.

Situado mesmo no centro de Vila Franca
(perto do  Largo da Câmara,
na rua principal onde tudo se passa ou perto)
e quase "colado" ao meu atelier. 
(não é necessariamente bom ui...)










Esta barra é a melhor barra de Vila Franca, como diz o meu amigo Chaparro!
(normalmente ele tem razão...;) )
Recheada de petiscos variados que já vos falo mais à frente,
é ótima para beber uma copa!!! ;)

Estão todos convidados!!











Assim quando se entra, do lado esquerdo estão estas florzinhas!

Este espaço tem como horário de abertura 18h
(de terça a sábado)
mas quando há touradas abre ligeiramente mais cedo,
ou não estivéssemos nós em Vila Franca, terra dos touros!!

Com a particularidade de abrir aos sábados aos almoços
mas sem grandes petiscos mas sim com pratos do dia
e uma sopa de tomate com alheira (muito leve...) mas de "babar".












O espaço para além da barra é grande. Tem imensas mesas.
Óptimo para jantares de grupo e não só. 
Nem sempre está cheio, o que é prático..
e sabe sempre bem lá estar.








Cada mesa tem normalmente 2 individuais
com impressões da Vida Ribatejana
(jornal cá do burgo). Ideia gira esta!

Os outros são em bordeaux ou pretos como o "decor".










Confirma-se... o material alexa fica bem em qualquer lado...;)

(desenho com flor ( pertence-lhe outros para fazer "pandan" )
e as clutchs do amor.











Esta mesa, no recanto da entrada (há 2 iguais) junto do sofá.
Está-se lá bem, como se estivessemos numa salinha
(mas mesmo assim prefiro o balcão / barra).

Podem ser servidos petiscos ou prato do dia nas mesinhas.






 Nestas fotos é caso para dizer...onde está o Wally?! 








Caderno e bloco de notas alexa.
Copo de vinho branco Alma do Tejo.
(é muito bom se for assim muito fresquinho)









Aqui está o recanto do sofá que vos falei com uma telinha alexa da série ciclos da vida.












Esta arca que quando não há lugar ao balcão pode-te "desenrascar" por pouco tempo.

Uma coisa que ainda não vos disse é que vou ao Maioral
(ainda sem tapas) desde pequena.
Tinha(mos) por hábito até há 20 anos atrás
almoçar com meus pais e irmã por norma ao domingo.
Era um ritual familiar.


Um dos sítios que íamos muito era o Maioral.
Vila Franca era muito diferente nessa altura.
 A vida muda.
Tanta coisa muda.
É aceitar, avaliar, aprender e seguir!










Nesta casa existem pormenores antigos.






Foi bom o aproveitamento das peças que lá estavam.
Há coisas que não adianta complicar.











 Aparecem pormenores assim...
A decoração não tem um fio condutor.
Tem uma adaptação e um conforto que fazem o espaço pouco citadino,
mas afinal Vila Franca tem muita coisa
que não é de cidade... 
Ou não é?!
E isso às vezes se calhar até é bom.














Esta casa também tem pratos do dia
mas decididamente para mim
é uma casa de petiscos / tapas!

Há sempre petiscos que não estão na carta...
e que nos podem surpreender se pedirmos a qualquer um dos sócios ou à Bia
(que faz o apoio do balcão e das mesas) (ela é discreta, mas querida).

Conclusão se houver algo que te apeteça, arrisca e pede
que a probabilidade de te "safares" é muita...














No tal recanto está-se lá à vontade,
até podes estar a ler um jornal, uma revista
ou até no computador a trabalhar.

O Maioral é um sitio para estar.








Estes marcadores para livros ou revistas que adoro.
Tenho de fazer mais. Dão cor aos nossos livros.





O símbolo da casa!!!











Pormenores coloridos e divertidos.










Tenho de vos falar dos sócios
e dos petiscos que por lá se comem, 
que ainda não vos falei...

Já experimentei quase tudo
(apenas o que não tem queijo porque não gosto...ui).
O não gostar de queijo é de família...
a minha mãe não gostava e nunca insistiu connosco...
e o meu pai dizia: meninas vou comer queijo.....e nós: o dedo no nariz era certo
e se fosse no fim da refeição levantávamo-nos as 2 em modo speed.

E adorava gostar! O universo de sabores que perco. Mas pronto! ;)












Nas fotos acima mostro zonas do restaurante.



Tem muitos vinhos bons e tem o da casa
(Alma do Tejo) .

Quer o branco quer o tinto é um vinho que não engana ninguém,
quer no sabor , quer no preço.
 Tem decididamente uma boa relação qualidade / preço.



Tens Gins (vários, até azuis...), Vodkas, Margueritas e tudo mais,
mas para mim vinho é vinho... A minha alma já está habituada!









Estes sapatos são de campino. Fazem juz ao nome à porta.











Sabe-me bem ir lá ao final do dia, por várias razões.
1. Para já porque é das alturas do dia que mais gosto...
(e então no verão nem se fala... mas realmente qual verão?!)
(eu sei que ele está a chegar, eu espero...)

2. Porque gosto de quem está por trás deste projeto.
são eles: O Toninho, um dos homens cá da terra mais conhecido neste mundo da restauração
(agora nunca mais me calava...).
Conheço-o há 30 anos...(ui meu deus do céu...tanto ano) e sempre o adorei,
por ter um sentido de humor que me atrai e ser ótima pessoa.
(a namorada que não me leve a mal ;) que isto... só dá para amor de amigo. )

A Patrícia Conde e o Rui Conde,
que também já conheço há anos (não tantos como o Toninho) e que gosto!!
A Patrícia faz-me rir e é muita simpática, gosto muito dela.
Dei aulas com ela há anos (ela dá(va) de educação física
e  eu das disciplinas do costume...) aliás, gosto da família dela toda....
Até a mãe foi minha professora de Francês.
O Rui é que nunca tive tanta proximidade mas bom rapaz é de certeza. Sei.

3. Por ser a frente do meu atelier e sabe bem.

4. Por ver sempre gente (boa) conhecida.

5. E por gostar realmente
de beber um copo ao final do dia, assumo.
Eu não sou "addict" de nada...mas se fosse, de certeza seria o vinho...
Tanto sabor, tanto por descobrir.
Um mundo.











 Clutchs alexa em destaque.










Tão giras estas rolhas.
O porta-chaves é alexa.







As andorinhas na parede.
Anda por lá uma andorinha alexa...
Adivinham qual é?!
(coloquei-a no dia, embora lá tenha sempre 2 prateleiras
com material alexa disponível para venda).









Um pormenor da ementa que já vos vou falar.










Uma flor alexa sobre as caixas de rolhas.
Gosto tanto deste caderninho.










Na altura que o Maioral abriu (em Outubro do ano passado),
fiz umas t-shirts alexa como farda para eles.
Adorei fazê-las.
São pretas com campino dourado,
encarnado e verde como manda a tradição.








Bela mensagem.







Quadrão alexa!

Este espaço no primeiro dia "criou" clientes fixos. 
Vivam os amigos.



Veio acrescentar vida a Vila Franca.
Até à porta se está bem, vou sempre atrás dos fumadores...
(e eu que nunca fumei um cigarrito...).
À porta passa sempre alguém conhecido.














Mais pormenores por lá...
Mas vou-vos "dar um cheirinho" do que por lá se come...

Tudo com o cuidado do chefe da cozinha, o Paulo
(da família do Toninho, logo é boa praça na certa)
e das assistentes da cozinha.








Batatas bravas.
Eu diria que o Maioral é "maioral" em batatas!!!

Além destas deliciosas batatas bravas, há também chips de batata doce, chips normais...,
batatas aos palitos, lascas de batata (não há sempre).

Ai Jesus porque inventaste o hidrato?!








Legumes à Brás.
É decididamente dos meus petiscos preferidos naquela casa.

 A tomatada com ovos escalfados, o choco frito,
cogumelos à bulhão pato também são muito bons.

Os camarões panados com côco ou à guilho.
(os panados com côco nunca provei,
julgo que têm queijo, mas os camarões à guilho são muito bons).

As moelas à chefe e os cubinhos de frango com molho teriaki também são ótimos.



Uma coisa boa neste espaço
é que também tens o miminho do chefe.
São quase... meias doses, que sabem melhor quando só tens uma "fominha"
e não ficas a sentir-te cheia, com pena de deixar ficar...











Chouriço assado com alho e mel.
Maravilhoso. Potente...mas ótimo!!











Hambúrguer à Maioral com Bagel multicereais
contornado com rúcula e tomate.

Tanto o prego como o Hambúrguer da casa, toda a gente se delicia.
Só provando!! Deve ser um dos pratos que por lá se come mais...

A acompanhar com o tipo de batata que preferires.







 (foto do Maioral Tapas)


O cozido à Portuguesa,
às vezes é o prato do dia ao sábado,
mas mais informações:
263 209311
( Rua Alves Redol, nº11 )










(foto do Maioral Tapas)



Uma das entradas da casa são as tábuas de enchidos,
queijos ou mista.

Os pimentos padron fritos em flor de sal.
Camembert com doce de pimenta que para quem goste de queijo, acho que é maravilhoso.

Bruchetta de conservas, ou de queijo coentros e alho também são ótimas.
A que provei, adorei.









O Toninho e a Patrícia .
like!






Eu em modo doidinha...com aventais alexa.








Eu e o Toninho. ;)








Apareçam! 









Um grande beijinho de boa semana!!
Que tudo vos corra assim muito bem!

O calor está mesmo, mesmo a chegar. que felicidade!
Tás perdoado Junho!


E nós vamos falando!! Já sabem!!
Eu estou sempre deste lado. ;)












As fotos são do talentoso Jorge Figueira,
que me acompanha por estes espaços todos!




















alexajesuslove@gmail.com | art.love.life |

Comentários

  1. Fiquei surpreendida por ser citada.
    Adorei ser lembrada.
    Um beijinho e até jazzz.



    "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

    ResponderEliminar

Enviar um comentário