Entrevista 01. Com Francisco Cipriano. (Geógrafo. Modelo. Surfista e agora...narrador... Ficará por aqui???)






Se há homens com personalidade este é um deles!! Muita, aliás!
Inspira homens e faz "babar" mulheres por onde passa...

Falar deste homem é um mundo!
(até o nome tem pinta)
















Sei que nasceu e cresceu no Bombarral,
onde os pais tinham um negócio familiar.
Atualmente vive em Vila Franca de Xira.


Ama viajar.
Visita países, cidades,
lugares longínquos, para lhe abrir horizontes
(percebo-o bem...) e para o fazer feliz.

Viaja por sítios que todos nós gostaríamos de ir.
Já esteve nos 4 cantos do mundo, da Austrália à Islândia,
Japão, Sri Lanka, passando pela patagónia ou pela Jordânia.















Conheço-o há 20 anos mais ou menos...
ainda eu não sabia que ele ia ser modelo (nem ele...).

Tem um bom gosto inato.
E gosta de peças (como o percebo). 



Formado em Geografia e Planeamento Regional e local, pela Faculdade de Letras.



Começou a trabalhar na Direção Geral do Desenvolvimento Regional 
tendo parte da sua carreira estado ligada às políticas públicas,
gestão e Implementação de programas
e projetos estruturais de União Europeia
e de Fundos Comunitários, em Portugal.


Entre 2000 e 2013 coordenou equipas ligadas ao Ministério do Ambiente.










São sempre boas as nossas conversas.
Têm sempre "algum sumo" por trás.
Este homem ama fazer várias coisas em simultâneo, e ama sonhar e concretizar.

Amigo de ajudar, amigo de ajudar a construir, fazer crescer e dar ideias.
Tudo gratuito!












Chegou a viver alguns anos fora de Portugal.
Tem uma linguagem firme, nunca descurando a tendência ,
"agarrou" uma imagem muito própria.

Admite que a sua imagem chama a atenção.
Gosta de moda, gosta da diferença e de se destacar por ela.


Gosta de sushi, de vinho (do tinto mais) e de praia.
Tornou a barba a sua imagem.
Vem sempre o seu nome à baila quando se fala delas!

Vive do charme e ganha dinheiro com isso.













Nos anos 90 fez trabalhos pontuais como modelo,
mas sabia que queria mais dentro dessa área, não sabia bem o quê...








Aos 40 ...decidiu mudar de visual,
deixar crescer a barba
e contactar agências de modelos
e propor-se para fazer trabalhos,
sempre com o bichinho
e gosto de experenciar a passerelle
e os editoriais.









Começou a ver os seus objetivos realizados
com a participação no desfile do Nuno Gama na Moda Lisboa.










A acrescentar... escalou o Kilimanjaro,
começou a surfar regularmente,
escreveu um guia sobre surf
(Portugal Surf Guide com António Pedro Sá Leal),

criou um blogue sobre viagens e fotografia,
o tricky traveler (www.trickytraveler.blogspot.com)

e participou no Project60 do fotógrafo Brock Elbank.

Brock queria fotografar 60 pessoas com barba num projeto
que se transformou em campanha de sensibilização
para o cancro de pele e com direito a uma exposição em Londres,
na Somerset House.










 É curioso e auto didata e vai atrás do que gosta e das oportunidades,
é assim que ele se define."desisti de ficar à espera, arregaço as mangas e arrisco".

Tem um lado aventureiro e como touro que é,
precisa de afeto e dinheiro para fazer as coisas que gosta,
mas também de adrenalina, prazeres,
ajudar os que mais gosta e deixar obra feita sem medos.









 Gosta de sentir que tem a liberdade de escolher
o que quer e o que não quer,
não perdendo a noção dos limites que sabe que há e regras a respeitar
sem fundamentalismos a nível profissional.









2014 foi o ano que se destacou
e verdadeiramente começou a estar na moda
com o seu estilo urbano clássico.












Passou da Agência de modelos Just para a Central Models
por sentir que não estava a ser bem trabalhado e rentabilizado.











Atraiu interesse de fotógrafos profissionais.
Brock Elbank, Heike Himmel, David de Olalde ou tim Collins.



"acredito que quando queremos muito uma coisa
conseguimos concretizã-la mas é preciso ir à luta"




Foi este homem que resolvi ser
o meu primeiro entrevistado!!!;)
Por gostar muito dele e por isto tudo que escrevi e muito mais.











Entrevista 01 | art.love.life


O que te faz feliz?

Fico feliz quando acordo e sinto o cheiro do café na minha cozinha, fico feliz quando faço surf e sinto a água fria na cara. Acho que fico feliz quando tenho um sentimento de harmonia. Quando sinto que tudo está em ordem. O sentido de harmonia comigo e com os outros faz-me feliz.


Quantos tennis tens?

Isso agora….confesso-me “fanático” por ténis e mochilas! Entre os de desporto e os mais casuais tenho muitos. Muitos mesmo! Nunca contei, mas diria aí 18 ou 20!


És modelo há quantos anos?

Desde os 40, por isso faz 9 anos. Parece incrível. Passou rápido.



Quantas atividades físicas fazes e a que mais gostas?

Faço desporto desde pequeno, por isso para mim é impossível estar parado. Hoje centro a minha atividade desportiva no surf e vou ao mar sempre que posso. Em paralelo vou ao ginásio mais para me manter em forma e conseguir estar bem fisicamente para fazer surf.



Qual o teu prato preferido?

O meu prato preferido é bacalhau à Brás! Agora ando um bocadinho zangado com as batatas fritas! Também gosto de frango guisado com massa e de salsichas enroladas em couve lombarda.



Qual a tua bebida preferida?


Vinho tinto sem dúvida. É mesmo uma coisa que me dá muito prazer. Quando o verão chega faço uma troca temporária para o branco fresco que também gosto muito. Mas vem o outubro e volto logo para tinto.












Que cuidados tens com a alimentação?

Tenho vários. Tento controlar o que como, na medida das minhas possibilidades. Mas neste campo acho que somos enganados todos os dias. Hoje em dia faço uma alimentação muito à base de proteínas e de vegetais, gerindo em função dos meus treinos. Entristece-me muito que toda uma sociedade focada no lucro e no consumo desvalorize aquilo que o mais vital para o ser humano, a sua alimentação.



Gostas de cozinhar?

Gosto. Sendo que não o faço todos os dias. Cozinho sobretudo ao fim de semana e sempre coisas simples. Para mim funciona como terapia. É uma coisa que me relaxa. Se tiver um bom tinto aberto a acompanhar a elaboração, fica perfeito então!


Não sais de casa sem...

Sem a minha agenda. Ainda tenho uma agenda à antiga onde tomo notas dos meus afazeres e escrevo ideias e coisas de que não me quero esquecer. Ou apenas colo um autocolante qualquer de qualquer coisa que comprei, porque gostei do design ou das cores. Chego ao fim do ano e gosto de andar para trás e ver aquelo conjunto de pequenas memórias que fui colecionando ano longo dos 12 meses. Tenho agendas guardadas com mais de 10 anos e não minto se disser que ás vezes volto lá para me recordar de quando fiz o quê.


Homens que te inspiram...

Fascinam-me pessoas polivalentes que fazem muitas coisas ao mesmo tempo. E mais que tudo que fazem efetivamente. Os fazedores. Aqueles que pensam idealizam, conjeturam, que se reúnem das pessoas certas e passam à ação. Neste campo aprecio muito o Tom" Ford. Ford é estilista, diretor, roteirista e produtor de cinema e dotado de um bom gosto e de uma modernidade inacreditável. Como se não bastasse, revolucionou a indústria da moda com revitalização da Gucci, que hoje é uma das marcas mais influentes do mundo. Tudo o que faz faz bem, dos óculos aos perfumes, passando pelos filmes.


Mulheres que te inspiram...

Nesta linha…Cristina Ferreira. Acho-a uma super mulher.
















Onde gastas mais dinheiro?


Atualmente onde gasto mais dinheiro é em pranchas. Não compro muitas, mas quando compro é dinheiro que se vê! Não sei se por moda ou porque realmente é assim, este tipo de material é cada vez mais caro. Gosto de experimentar marcas. Modelos e shapers diferentes. Faz-me sempre falta mais uma. É como os tennis!


O que gostavas de mudar em ti...

Eu sou uma pessoa bastante determinada e quando me entrego a uma coisa ou uma tarefa, entrego-me com toda a determinação e empenho. Se não acreditar não faço. Atrás disso vem um sentido de organização e uma seriedade que é um pouco exagerada. Se pudesse seria uma pessoa mais alegre é menos rígida comigo mesmo. Um pouco de “baldas” não me faria mal.


O que fazes quando estás triste?

Falo com pessoas de quem gosto muito e que me aconselham sempre bem


O que não toleras?

Não tolero a ausência de lealdade.


Livros que te inspiram?


Haruki Murakami, Carlos Ruiz Zafón, José Luis Peixoto, Luis Sepulveda. São alguns dos autores que já percorri. Leio menos do que o que gostava. Sou viciado em Guias de Viagem (Lonely Planet e afins), leio-os antes, depois e durante as viagens. Agora ando numa de Karl Ove Knausgård que são livros que funcionam quase como uma resposta ao nosso tempo e onde nos revemos totalmente. Se o lemos pensamos que nós e a nossa família somos totalmente normais. São livros que nos aproximam de nós mesmos e dos outros, nos comovem e nos humanizam. Também gosto de livros que falam do cérebro e do sono. Por isso gosto dos livros António Damásio. Não sei porquê fascina-me o cérebro humano, o que pensamos, como pensamos.











Qual a frase que rege o teu dia?

“Life is not about finding yourself, life is about reinventing yourself” tenho outra….”don’t trouble with the trouble until the trouble troubles you”. Desta gosto muito e é bem certeira.








Uma coisa que me queiras /gostasses de dizer que não te perguntei...

Gostava de te falar de um novo projeto onde estou a participar:
um filme documental que se chama “Movement – Creative Lives “

Nem sei por onde começar. Primeiro ! É uma coisa indy, com poucos apoios feita com entusiasmo, esforço e dedicação. Eu sou digamos a personagem principal. O host. O narrador. Neste contexto foi explorado o meu universo. O surf, a moda, o meu trabalho, os meus locais de eleição onde me movo e as minhas vivências. Também as minhas angústias e as minhas opções e a forma como vejo a vida. A que tenho e a que vou ter! No meio disso vou viajando por Portugal descobrindo o país e personalidades que vivem vidas extraordinárias e que tem histórias fantásticas para contar. Quando as descubro e as conheço vivo as histórias deles e entro nas suas atividades. Aprendo. Sinto. Experimento. Quando as deixo, faço as minhas reflexões e vejo a minha vida através das opções que estas personalidades fantásticas tem. E são todos absolutamente extraordinários. São histórias de diferença é de coragem que me inspiram e que me fazem ver a vida de outra maneira e fazer muitas perguntas a mim mesmo. Essas perguntas saltam para o filme com a minha voz é com imagem minhas de viagem e de descoberta, enquanto me preparo para ir conhecer outra vida extraordinária. Tecnicamente o que fazemos é uma longa entrevista as pessoas (com base num conjunto de questões que é sempre semelhante) que vai ilustrar com a sua própria voz as imagem que fazemos deles. As entrevistas são fortes e intimistas. Após um início mais leve partimos para questões mais sensíveis e sem querer pomos as pessoas a falar dos seus medos, das suas opções de vida, do que as move, do que consideram "casa", paz, do que lhes dá alegrias, do que faz tristes. As pessoas despem-se para nós de uma forma que me parece quase impossível. O ser humano na sua essência. As pessoas são um pouco de todo o lado. Norte, Centro, Sul, ilhas. Procuramos uma diversidade de paisagens também para ilustrar um país de sonho. Uma Aventura enorme. Temos um trailer do futuro documentário que pode ser visto em www.movementcreativelives.com.











Obrigada Francisco.
És grande!






(Adoro esta foto)







Acabo este post com fotos que definem o "mundo" deste belo homem.



 foto: Nuno Santos





Créditos: Pedro Ferreira, Styling Xana Nunes






Moda Lisboa, desfile Nuno Gama





e uma foto que o Francisco gosta muito a PB. Créditos Brock ElBank











Grata pela experiência desta deliciosa entrevista.

Um grande beijinho!
Vamos falando!!
Boa semana para todos desse lado!





Grande obrigada ao Francisco C.
Obrigada ao Jorge Figueira pelas fotos, como sempre.









alexajesuslove@gmail.com | art.love.life |

Comentários

Enviar um comentário