Póvoa de Santa Iria. É mais um passeio ribeirinho aqui tão perto com o Tejo como elemento central como manda a história..







Vila Franca é decididamente um bom sítio para se viver.
Já não é a primeira vez que digo isto. Mas as coisas boas,
 podem-se dizer várias vezes ou não?!

Perto de tudo.
Perto do passeio ribeirinho da Póvoa de Santa Iria. 
Que é dele que vos vou falar neste post.














Sinto que Vila Franca é um grande sitio para viver,

mas há muito pouco tempo sinto isso...
Sempre sai muito por ai…
 Era quase "viciada" em Lisboa.
 (é certo que é onde tudo acontece...é certo que me atrevo a dizer,
 que quase que acontecem coisas a mais...).
Ainda vão abrir uma centena de espaços em Lisboa até ao final do ano... Onde?!!

Lisboa está a ficar um caos…(mesmo sem 40º...) .













E Vila Franca é perto de tudo 
e perto do mundo nosso. 
Certo que me dá uma certa calma quando estou em Vila Franca.
É onde tenho e estou entre os meus (ou as mulheres da minha vida)...o meu atelier…
as coisas todas perto… também ajuda e não só.














Este passeio ribeirinho
foi batizado no dia 14 de Julho deste ano
por Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa
 e Ciclovia do Tejo.













Colocando sempre o Tejo como elemento central,
de proximidade, de fruição e sustentabilidade ambiental.












O objetivo destes passeios ribeirinhos 
(para mim o que uso semanalmente é o de Vila Franca / Alhandra, onde vou correr,
andar de bicicleta pouco vou para lá, por ter imensa gente em determinadas horas
e não ser prático por isso)
 servem como requalificação  da frente ribeirinha 
de Vila Franca de Xira.















O estuário do Tejo constitui um ecossistema natural,
 que articulado com a lezíria, fazem desta metade do território concelhio,
 uma área de enorme qualidade e biodiversidade ambiental.










Este passeio está muito tentador. 
Tem Tejo e espaços verdes. 
Que mais se precisa para descomprimir 
e caminhar com amigos ou mesmo sózinho?!










Bloco alexa. 
Adoro esta foto em grande plano.


Obrigada talentoso Jorge Figueira,
 por tanta paciência teres para me tirar mil fotos e eu gostar sempre tanto.






ups…;)











Muito pulo eu! Mas mal não me faz de certeza! 
Não são só as corridas que me descomprimem
e acima de tudo me fazem bem à alma.
Os "pulinhos" também me fazem parte! ;)










As minhas corridas junto à natureza... 
funcionam para mim como meditações 
e equilíbrios que encontro,
 entre o vinho que bebo, os petiscos que como, 
mas acima de tudo a paz que encontro e que me trazem.














O caminho ribeirinho entre Alhandra e Vila Franca de Xira foi o primeiro aqui  "para mim".
Comecei a ir correr para lá assim que inaugurou
(em Outubro de 2008).







Desenho de flor doce.
Tenho vários da mesma coleção.






Bloco alexa.



Foto gira, esta!








Estes caminhos ribeirinhos permitem o usufruto de uma paisagem impar, 
cool e "quase que nos faz  sentir" distante de tudo.
Sempre com o rio presente por tudo o que é poro.










Giras estas fotos.

Outfit alexa 
Mango









 Pormenores.









Este Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e Ciclovia do Tejo,
 conecta e perfaz a ligação entre o limite sul do Concelho
com o Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria.









Somam-se 23.000m2 de espaço requalificado do ponto de vista ambiental,
paisagístico e ecológico.










Com uma oferta diversificada de lazer e desporto,
complementares aos parques ribeirinhos adjacentes.









Estes espaços tiram partido 
do enorme potencial natural 
e paisagístico da frente ribeirinha, 
criando à nossa população uma vida melhor.







Este passeio irá chegar até ao extremo sul
 do nosso concelho na fronteira com Loures.












O objetivo último desta requalificação ribeirinha será o de conectar de forma contínua 
e sem interrupções (idealmente sem obstáculos) 
toda a frente ribeirinha de Vila Franca de Xira 
aos Municípios contíguos, particularmente a Lisboa, 
contribuindo desta forma para a interligação pedonal e ciclável 
do perímetro da "coroa norte" da Área Metropolitana de Lisboa.












É necessário VIVER. (só por aqui?!)
 VISITAR (para aumentar o número de visitantes do Concelho) .
INVESTIR.(para aumentar a atratividade do concelho,
tudo para promover a criação de emprego aqui).


Estas três palavrinhas deviam estar sempre presentes junto de nós.








 Um grande beijinho meu. 
Com o calor normal do dia de hoje 
e votos de um grande mas grande Agosto!

Vamos falando, já sabem!
Outro beijinho salgadinho ;).

alexa





















alexajesuslove@gmail.com | art.love.life |

Comentários