Arpad Szenes | Vieira da silva





Vieira da Silva é um marco na pintura para todos nós!
Os que conhecem muito...
ou pouco... de pintura gostam sempre! 

Pintura esta que "parece simples" mas que tem muita história. Muita história mesmo.







A Fundação ARPAD SZENES | VIEIRA da SILVA (inaugurada em 1994)
é sediada em Lisboa ao pé do Jardim das Amoreiras
(com um quiosque giríssimo e tranquilo por perto)
é muito acolhedora.
É como se entrasses numa "casinha enorme".







Tem muitos livros /blocos /agendas com muita piada
e um centro de documentação e investigação abertos ao público
que ainda torna a "casinha" mais quente...!
Tem por vocação primordial a divulgação e o estudo da obra dos artistas plásticos
Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva.








Foi em Paris que se estabeleceu como pintora onde conheceu o marido ARPAD SZENES e tornou-se uma das artistas abstratas mais destacadas e celebradas na Europa pós-guerra.








(giríssimos estes bloquinhos)







A característica principal desta pintora são as originais composições geometrizadas.









Foi-lhe concedida naturalidade Francesa, após um período de exílio no Brasil durante a II Guerra Mundial. País esse que a acolheu para o resto da vida e onde obteve os maiores galardões artísticos nacionais.








(imensos livros que dá vontade de trazer para casa e inspirar)







Conta no seu curriculum encomendas importantes
de arte pública.
Trabalhos de cenografia. Tapeçaria. Vitral e ilustração.







Exposições no mundo inteiro.







Teve uma infância solitária entre adultos, com várias viagens ao estrangeiro
e dias passados na biblioteca do avô...
o que a levou a "construir" a sua imaginação artística.








Recebia tutores em casa para aprender música, desenho, pintura.









Seguiu ainda o curso de Anatomia na Escola Médica de Lisboa (movida pela escultura).







Quando soube o valor das obras fiquei (quase) impressionada ;).
Já nem me lembro ui....








Em 1928 foi para Paris com a mãe para "vingar" na sua arte!
Para estudar escultura com Bourdelle (assistido por Richier e Giacometti
e mais tarde com Despiau).








As cidades que constrói são brutais e têm uma leveza única.








Acabou por se centrar na pintura!!
(teve aulas com Fernand Léser ou Roger Bissiére e aprendeu gravura no atelier 17 de S.W Hayter).







Casou com o pintor húngaro ARPAD SZENES em 1930.








Apesar de considerar Matisse e Cézanne os grandes 
mestres modernos, o que se destacou foi a intensa relação com as obras do Uruguaio Torres-Garcia que descobriu em 1929.








Ao longo da década seguinte, a sua pintura distancia-se do real,
absorvendo e depois expulsando a presença humana,
até chegar à fronteira da abstração.








 Com a sua linguagem idiossincrática e um interesse pela representação do espaço, transformaria motivos metafóricos,
como tabuleiros de xadrez e ogos de cartas, em complexas composições quadriculadas com fortes ambiguidades visuais.








Que pinceladas maravilhosas. 







Adoro este quadrão!
Há muitos que também adorooo mas este tem uns tons diferentes dos outros .
Há uma mistura de tons e acaba por ter uma "vida" diferente!

A maioria segue a mesma linha de tons.












Adorei a exposição! Claro!!!







Beijinho de boa semana com chuva boa para o nosso país!
Que tudo corra bem desse lado! Já sabem que eu estou aqui ;)





Apoio de texto do Museu Gulbenkian e fotos de












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