Arpad Szenes | Vieira da silva
Vieira da Silva é um marco na pintura para todos nós!
Os que conhecem muito...
Os que conhecem muito...
ou pouco... de pintura gostam sempre!
Pintura esta que "parece simples" mas que tem muita história. Muita história mesmo.
Pintura esta que "parece simples" mas que tem muita história. Muita história mesmo.
A Fundação ARPAD SZENES | VIEIRA da SILVA (inaugurada em 1994)
é sediada em Lisboa ao pé do Jardim das Amoreiras
(com um quiosque giríssimo e tranquilo por perto)
é muito acolhedora.
É como se entrasses numa "casinha enorme".
Tem muitos livros /blocos /agendas com muita piada
e um centro de documentação e investigação abertos ao público
que ainda torna a "casinha" mais quente...!
Tem por vocação primordial a divulgação e o estudo da obra dos artistas plásticos
Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva.
Foi em Paris que se estabeleceu como pintora onde conheceu o marido ARPAD SZENES e tornou-se uma das artistas abstratas mais destacadas e celebradas na Europa pós-guerra.
(giríssimos estes bloquinhos)
A característica principal desta pintora são as originais composições geometrizadas.
Foi-lhe concedida naturalidade Francesa, após um período de exílio no Brasil durante a II Guerra Mundial. País esse que a acolheu para o resto da vida e onde obteve os maiores galardões artísticos nacionais.
(imensos livros que dá vontade de trazer para casa e inspirar)
Conta no seu curriculum encomendas importantes
de arte pública.
Trabalhos de cenografia. Tapeçaria. Vitral e ilustração.
Exposições no mundo inteiro.
Teve uma infância solitária entre adultos, com várias viagens ao estrangeiro
e dias passados na biblioteca do avô...
o que a levou a "construir" a sua imaginação artística.
Recebia tutores em casa para aprender música, desenho, pintura.
Seguiu ainda o curso de Anatomia na Escola Médica de Lisboa (movida pela escultura).
Quando soube o valor das obras fiquei (quase) impressionada ;).
Já nem me lembro ui....
Em 1928 foi para Paris com a mãe para "vingar" na sua arte!
Para estudar escultura com Bourdelle (assistido por Richier e Giacometti
e mais tarde com Despiau).
As cidades que constrói são brutais e têm uma leveza única.
Acabou por se centrar na pintura!!
(teve aulas com Fernand Léser ou Roger Bissiére e aprendeu gravura no atelier 17 de S.W Hayter).
Casou com o pintor húngaro ARPAD SZENES em 1930.
Apesar de considerar Matisse e Cézanne os grandes
mestres modernos, o que se destacou foi a intensa relação com as obras do Uruguaio Torres-Garcia que descobriu em 1929.
Ao longo da década seguinte, a sua pintura distancia-se do real,
absorvendo e depois expulsando a presença humana,
até chegar à fronteira da abstração.
Com a sua linguagem idiossincrática e um interesse pela representação do espaço, transformaria motivos metafóricos,
como tabuleiros de xadrez e ogos de cartas, em complexas composições quadriculadas com fortes ambiguidades visuais.
Que pinceladas maravilhosas.
Adoro este quadrão!
Há muitos que também adorooo mas este tem uns tons diferentes dos outros .
Há uma mistura de tons e acaba por ter uma "vida" diferente!
A maioria segue a mesma linha de tons.
Adorei a exposição! Claro!!!
Beijinho de boa semana com chuva boa para o nosso país!
Que tudo corra bem desse lado! Já sabem que eu estou aqui ;)
Apoio de texto do Museu Gulbenkian e fotos de
alexajesuslove@gmail.com | art.love.life |
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